quarta-feira, 28 de maio de 2014

Declarações "protestantes" sobre a lei de Deus à luz da Bíblia

Ao longo dos anos, Deus me deu muitas oportunidades de conhecer pessoas que creem na Bíblia de forma diferente da que eu creio e isso ajudou em meu crescimento, certamente. 

Aprendi a admirar muitas qualidades dos meus irmãos, qualidades estas que as vezes quase não as vejo na minha igreja. Contudo, algumas coisas que ouvi sobre a lei de Deus decidi enumerá-las e compará-las com a Bíblia, nossa única regra de prática e fé.




Declaração n.° 01
"Os mandamentos de Deus são um fardo".

1 João 5:3 - "Porque este é o amor de Deus: que guardemos os Seus mandamentos; ora, os Seus mandamentos não são penosos".

Deuteronômio 30:11-14 - "Porque este mandamento que, hoje, te ordeno não é demasiado difícil, nem está longe de ti. Não está nos céus, para dizeres: Quem subirá por nós aos céus, que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Nem está além do mar, para dizeres: Quem passará por nós além do mar que no-lo traga e no-lo faça ouvir, para que o cumpramos? Pois esta palavra está mui perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a cumprires."



Declaração n.° 02
"Jesus aboliu a observância dos mandamentos".

Mateus 5:17 - "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir".



Declaração n.° 03
"Jesus não guardou a lei de Deus".

João 15:10 - "Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço".

Filipenses 2:8 - "A si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz".



Declaração n.° 04
"Não existe lei na Nova Aliança".

Hebreus 8:10 - "Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o Senhor: na sua mente imprimirei as minhas leis, também sobre o seu coração as inscreverei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo".



Declaração n.° 05
"A lei terminou na cruz".

Mateus 5:18 - "Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei".



Declaração n.° 06
"Não preciso mais ensinar a lei na minha igreja".

Mateus 5:19 - "Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus".



Declaração n.° 07
"Não preciso da lei para conhecer a Deus".

1 João 2:4 - "Ora, sabemos que O temos conhecido por isto: se guardamos os Seus mandamentos. Aquele que diz: Eu o conheço e não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade".



Declaração n.° 08
"Sou salvo pela graça, não preciso mais da lei".

Tito 1:8 - "Sabemos, porém, que a lei é boa, se alguém dela se utiliza de modo legítimo [não como meio de salvação]".

Romanos 3:31 - "Anulamos, pois, a lei [obediência aos mandamentos] pela fé [salvação pela graça]? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei".

Romanos 8:4 - "[A graça de Cristo se manifestou] a fim [com o objetivo] de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito."




Declaração n.° 09
"A lei é a maldição que Cristo nos libertou".

Romanos 7:2 - "Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom".

Romanos 7:7-8 - "É a lei pecado? De modo nenhum! Mas eu não teria conhecido o pecado, senão por intermédio da lei. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento [ou seja, a culpa da maldição é do nosso pecado, não da lei], despertou em mim toda sorte de concupiscência".



Conclusão Parcial
No início coloquei a palavra "protestante" entre aspas de forma proposital, pois protestantes são aqueles que protestaram contra uma igreja que rejeitou a Bíblia pelas tradições e mandamentos de homens, mas o que hoje se vê na maioria das igrejas "protestantes" é o mesmo espírito de apostasia que domina a Igreja de Roma há séculos: ensinos sem apoio algum da Bíblia. Hoje Deus exige de você uma posição! Continuará você servindo a uma meia verdade? O apóstolo Pedro se posicionou firmemente: "Então, Pedro e os demais apóstolos afirmaram: Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens." (Atos 5:29).

P.S.: Muito provavelmente este post será atualizado a medida que novas afirmações forem ouvidas e analisadas à luz da Palavra de Deus.