terça-feira, 28 de janeiro de 2014

"Sete vezes cairá o justo" (Provérbios 24:16)

"Porque sete vezes cairá o justo e se levantará; mas os perversos são derribados pela calamidade." (Provérbios 24:16)

O contexto sugere que "cair" tem o sentido de "sofrer calamidade". O perverso desperdiça seus esforços tentando derrubar o justo. Não importa quantas vezes o ímpio tente levar pobreza e aflição, Deus intervém para salvar o bondoso, ao passo que os pecadores são, literalmente, "derribados pela calamidade" e não conseguem mais se levantar (Sl 34:19; Mq 7:8).

No sentido espiritual, este versículo traz uma grande mensagem de conforto para o cristão, que se sente desanimado por cair na batalha contra o pecado. "Sete vezes cairá" é o mesmo que dizer: "toda vez que ele cair". Se ele se levantar com esperança renovada depois de cada fracasso, apegar-se mais uma vez à força salvadora oferecida a ele tão livremente (Mt 11:28; Jd 24), será chamado justo, e o SENHOR completará a obra que Ele mesmo começou (Fp 1:6; Hb 12:2). O desejo de ser justo e a força de colocar esse desejo em prática vem dEle (Fp 2:13).

Portanto, ninguém precisa se desesperar, por mais fraco que pense ser, contanto que esteja disposto a receber a vontade de fazer o que é certo. 

— Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 3, p. 1162