terça-feira, 17 de dezembro de 2013

O Renovo de Davi

"Ali, farei brotar a força de Davi; preparei uma lâmpada para o Meu ungido." (Salmo 132:17) 

"O Salmo 132 é uma canção que comemora o desejo de Davi edificar uma casa de adoração e as graciosas promessas do SENHOR ao rei pastor." (Comentário Bíblico Adventista, v. 3, p. 1030)
O verbo utilizado no texto bíblico acima, em hebraico, é "tsamah". Deste verbo, temos o substantivo "tsemah" que aparece traduzido em português como "renovo". Esta palavra é utilizada como um título do Messias em Jeremias 23:5; 33:15; Zacarias 3:8 e 6:12. Mas, quem é o Renovo que viria de Davi?

[1] - Isaías 4:2 diz que "o Renovo do SENHOR será de beleza e de glória" e João 1:14 diz que Jesus "habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai" (João 1:14).

[2] - Isaías 11:1 diz que o Renovo pertenceria a descendência de Jessé, pai de Davi. Mateus 1:6 inclui Jessé e Davi na genealogia de Jesus.

[3] - Jeremias 23:5 diz que o Renovo "reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra". Marcos 1:15 mostra Jesus pregando que o tempo profético da chegada do Reino de Deus havia se cumprido. Em João 5:30 Jesus diz: "O meu juízo é justo, porque não procuro a Minha própria vontade, e sim a dAquele que Me enviou." Jesus disse também que Ele veio cumprir "toda justiça" (Mateus 3:15).

No dia de hoje, o Renovo do SENHOR deseja brotar em seu coração, crescer em sua vida e te habilitar a dar frutos para a salvação. Qual será a sua decisão?