quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O que é o memorial das maravilhas de Deus do Salmo 111:4?

O Salmo 111:4 diz que Deus "Fez lembradas as suas maravilhas". A tradução literal da frase é: "Ele fez um memorial [memória ou menção] para Suas maravilhosas obras". Que memorial foi estabelecido por Deus com este objetivo? Gênesis 2:2-3 apresenta a resposta:

"E, havendo Deus acabado no dia sétimo a Sua obra, que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a Sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nEle descansou de toda a Sua obra, que Deus criara e fizera."

O memorial foi considerado sagrado pelos patriarcas e profetas. Deus reiterou a santidade do sábado quando proclamou Sua santa lei no Sinai (Êxodo 20:8-11) e quando Cristo adorou na sinagoga no sábado (Marcos 1:21; Lucas 4:16). O apóstolo Paulo, anos após a ressurreição de Cristo, observou o sábado do sétimo dia (Atos 13:14; 17:2). — Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, v. 3, p. 989

"[...] Todos os Seus mandamentos. Permanecem firmes para todo o sempre; são feitos em verdade e retidão."(Salmo 111:7-8)